top of page
Buscar
Cães do Mundo da Lua

Ter um pet: 10 pontos a considerar antes de tomar a decisão!



Um pet pode trazer muita alegria e amor para um lar. É difícil resistir à fofura dos bichinhos, principalmente dos filhotes trapalhões. Mas ao pensar em adotar um animal, é preciso considerar uma série de fatores.


Em 6 anos de projeto, resgatamos centenas de animais abandonados, principalmente porque "cresceram demais" ou porque envelheceram, e foram descartados como se fossem objetos. Durante essa experiência, também já vivenciamos muitas devoluções dos nossos adotados.


Para evitar isso, pedimos que você pense muito bem ao tomar a decisão sobre ter um animal de estimação. Aqui vão alguns pontos a considerar:


1. Animais demandam cuidados, atenção, dedicação, carinho e muito amor. Está disposto a assumir esse compromisso?


2. Os custos de um pet envolvem: ração de boa qualidade, consultas veterinárias, vacinação, vermifugação, castração, higiene, acessórios (placa de identificação, brinquedos, etc) e eventualmente exames, cirurgias, medicamentos... lembre-se que se trata de uma vida e é seu dever proporcionar a melhor qualidade de vida possível para esse bichinho.


3. Cães e Gatos podem viver em média 15 anos. Você está pronto para assumir essa responsabilidade?


4. Os animais precisam passar por uma adaptação ao chegarem em seu novo lar, principalmente se nele já tiverem outros bichinhos. Essa fase costuma levar até 1 mês. Seja paciente e trabalhe diariamente para que a adaptação aconteça da melhor maneira possível.


5. Pets são como filhos e você vai precisar educá-los. Você precisa ensinar o que ele pode ou não fazer, precisa ensinar a fazer as necessidades no lugar certo e precisa entender que pode acontecer de ele comer o sapato que você tanto adora. Esteja disposto a ser paciente e persistente no adestramento. Se necessário, conte com a ajuda de um profissional!


6. Seu lar é adequado para o animal? Você tem um espaço no qual ele poderá viver tranquilo, seguro e feliz? Lembre-se: viver acorrentado, num espaço apertado ou apenas no quintal não é ter qualidade de vida. Zelar pela segurança do animal é seu dever: certifique-se de que na casa não haverá rotas de fuga e não proporcione as famosas "voltinhas". Passeios somente com coleira e plaquinha de identificação!


7. Se em seu lar também tiverem crianças, supervisione a convivência entre os pequenos e os bichinhos. Animais não podem ser tratados como brinquedos e é necessário ter cuidado com a fragilidade deles.


8. A vinda do pet exigirá planejamento. Pense no futuro e avalie: você pensa em se mudar para outra casa, cidade ou país? Alguém da casa pretende engravidar? O que você faria com o seu animalzinho nesses casos? E quando você for viajar?


9. Pesquise! Cada animal tem suas particularidades e traços específicos na personalidade. Não basta escolher seu amiguinho porque ele é fofinho. Analise a personalidade do animalzinho que você pretende adotar para saber se ela se encaixa com a sua personalidade e rotina.


10. O animalzinho também tem sentimentos! Ele vai se apegar a você e a sua família. Sim, ele será seu fiel escudeiro, seu melhor amigo e parceiro. Não adote caso haja a mínima possibilidade de decepcioná-lo mais para frente. Ele não merece isso.


E aí, você está mesmo preparado para ter um animalzinho?

Se a resposta é sim, clique aqui e conheça nossos animais disponíveis para adoção! <3


363 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page